Cursos Abertos

Curso Lean nos Serviços de Saúde

lean-saude2
R$519,00

Sobre o curso

O conhecimento Lean tem sido um importante elemento transformador da maneira como se pensa e pratica gestão. No segmento da saúde que é um setor de alta complexidade é indispensável melhorar o gerenciamento dos processos para aumentar a eficiência operacional. Diante dos altos índices de desperdício no segmento da saúde e dos baixos índices de qualidade do serviço e segurança do paciente, essa área tem buscado pela metodologia Lean para a melhoria dos serviços prestados.

O Curso Lean nos Serviços de Saúde, proporcionará ao aluno a identificação de oportunidades de melhoria de processos assistenciais e administrativos com o objetivo de reduzir custos, eliminar desperdícios de recursos, aumentar a produtividade e a satisfação dos clientes e promover a cultura de melhoria contínua.
O aluno sairá deste curso habilitado a aplicar as ferramentas da metodologia Lean no seu ambiente de trabalho.

Público Alvo

Profissionais e gestores da área da saúde que estejam buscando ferramentas específicas para a melhoria de processos do seu dia a dia e que queiram ser agentes de mudança na geração de valor para os negócios e principalmente para os clientes da saúde. Aulas on-line interativas e expositivas com integração entre os participantes.

Professoras

Juliana Fontanezi
Mestre em Gestão de Empresas pelo ISCTE/Universidade de Lisboa. Formação em Green Belt e em Gestão de Projetos utilizando as boas práticas do PMI e métodos ágeis. MBA em Gestão de Serviços de Saúde pela FGV. MBA em liderança, inovação e gestão 3.0 pela PUC RS.

Lia de Oliveira
Mestre em Gestão pelo ISCTE/ Universidade de Lisboa. Conduziu o projeto Lean no Hospital Gaffrée e Guinle e atualmente atua na área de Planejamento Estratégico e Analytics no Américas Centro de Oncologia Integrado.

Programa

Aula I:
1) Introdução e Objetivos do Curso
2) O que é Lean – Conceito e Histórico
– O que é Lean
– Histórico: Lean Manufacturing
3) Princípios do Lean
4) Objetivos do Lean
– Operações sem desperdícios
– Classificação dos 8 desperdícios
5) Vantagens e Barreiras do Lean
– Vantagens
– Barreiras

Aula II:
1) Implantação do Lean
1.1) Etapas da Implantação
– Gemba
– Levantamento dos problemas e dos desperdícios
– Causa raiz dos problemas
– Priorização dos problemas a serem resolvidos (GUT)
– Priorização das soluções para implementação (Matriz de Impacto e Esforço)
– Plano de ação

Aula III:
1) Principais Ferramentas Lean utilizadas para o Plano de Ação (Mapeamento do fluxo de valor, Kanban, 5S, Gerenciamento visual, Poka Yoke e Diagrama de Espaguete)
2) Casos de Sucesso Lean com convidados especiais

Conteúdo do curso

Total de aulas: 9 aulas | Duração: 9 horas